Livros

Voltamos ao ano de 1990, recordando “O Caso Jacobs”, livro de Gérad Lenne que descreve a trajetória do criador de Blake e Mortimer

Escrito por PH

dfdfdfdf1Gérard Lenne nasceu em Saint-Omer, no dia 21 de fevereiro de 1946. Cinéfilo de carteirinha e bastante Interessado pelas produções da Sétima Arte, ele publicou seu primeiro livro, O Cinema Fantástico e suas Mitologias, em 1970. Igualmente apreciador de música e quadrinhos, ele é o autor de duas obras sobre Edgar Pierre Jacobs: Blake, Jacobs et moi (Blake, Jacobs e eu) e L’Affaire Jacobs ( O Caso Jacobs). Neste última publicação mencionada, impressa pela Editora Megawave em 1990, Lenne descreve a trajetória do célebre E.P. Jacobs, fã de artes dramáticas, teatro e ópera, e que chegou a trabalhar cantor barítono, entre 1919 e 1940. Apesar de toda esta bagagem profissional, o artista se tornou mais conhecido, como o criador de Blake e Mortimer, saga Linha Clara que existe até hoje, realizada pelos mais notáveis mestres da BD atual.

20151015_093907

Consegui L’Affaire Jacobs em uma liquidação numa livraria de Nimes, Sul da França, cidade que é famosa por abrigar um anfiteatro romano, edificado no ano 27 a.C. Visitei o lugar em 1997 e não resisti à tentação de adquirir esta maravilha. Paguei uma bagatela por ela, que hoje, é vendida a peso de ouro. Só me dei conta de que estava com um tesouro nas mãos, muitos anos depois da compra.

20151015_093845

Com lombada em tecido vermelho, capa dura com ilustração feita por Jacques Martin e 128 páginas impressas em papel especial, o volume é um luxo só. O texto de Lenne é recheado com belas e raras imagens da vida e quadrinhos de Jacobs, incluindo fotos de A Marca Amarela, curta-metragem de dois minutos e trinta, dirigido por Michel Marin. A produção, de 1983, deveria ter sido a ponta de partida para o lançamento de Blake e Mortimer no cinema. Apesar do consentimento de Jacobs, para que sua HQ chegasse às telonas, o projeto não teve continuidade. Só a presença deste material, já vale o preço do livro.

20151015_093745

O volume ainda explica as razões que levaram Jacobs a deixar As 3 Fórmulas do Pofessor Sato sem finalização e fala da deterioração gradual da relação de amizade e trabalho entre ele e Hergé. Cheio de mistérios para resolver, Gerard Lenne segue as pistas de uma biografia que é cheia de zonas sombrias.

Animado por ter reencontrado L’Affaire Jacobs, entre as peças de meu acerto, tirei as fotos que aparecem na matéria. Espero que gostem!

Por PH.

Imagens: Gérard Lenne / Megawave / Les Éditions Blake et Mortimer / Michel Marin.

20151015_093813

20151015_093835

Affaire

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Andei pesquisando mais sobre Edgard Félix Pierre Jacobs. Ele nasceu em 30 de março de 1904,conhecido como Edgar P. Jacobs, belga criador de histórias em quadrinhos (escritor e artista), nascido em Bruxelas, na Bélgica.Um dos fundadores da European quadrinhos. Morreu 20 de fevereiro de 1987 (aos 82 anos) em Lasne -Chapelle-Saint-Lambert, Bélgica ,artista, escritor, colorista,Trabalhos Blake e Mortimer Le Rayon U.

Deixe seu comentário