Gérard Lenne nasceu em Saint-Omer, no dia 21 de fevereiro de 1946. Cinéfilo de carteirinha e bastante Interessado pelas produções da Sétima Arte, ele publicou seu primeiro livro, O Cinema Fantástico e suas Mitologias, em 1970. Igualmente apreciador de música e quadrinhos, ele é o autor de duas obras sobre Edgar Pierre Jacobs: Blake, Jacobs et moi (Blake, Jacobs e eu) e L’Affaire Jacobs ( O Caso Jacobs). Neste última publicação mencionada, impressa pela Editora Megawave em 1990, Lenne descreve a trajetória do célebre E.P. Jacobs, fã de artes dramáticas, teatro e ópera, e que chegou a trabalhar cantor barítono, entre 1919 e 1940. Apesar de toda esta bagagem profissional, o artista se tornou mais conhecido, como o criador de Blake e Mortimer, saga Linha Clara que existe até hoje, realizada pelos mais notáveis mestres da BD atual.
Consegui L’Affaire Jacobs em uma liquidação numa livraria de Nimes, Sul da França, cidade que é famosa por abrigar um anfiteatro romano, edificado no ano 27 a.C. Visitei o lugar em 1997 e não resisti à tentação de adquirir esta maravilha. Paguei uma bagatela por ela, que hoje, é vendida a peso de ouro. Só me dei conta de que estava com um tesouro nas mãos, muitos anos depois da compra.
Com lombada em tecido vermelho, capa dura com ilustração feita por Jacques Martin e 128 páginas impressas em papel especial, o volume é um luxo só. O texto de Lenne é recheado com belas e raras imagens da vida e quadrinhos de Jacobs, incluindo fotos de A Marca Amarela, curta-metragem de dois minutos e trinta, dirigido por Michel Marin. A produção, de 1983, deveria ter sido a ponta de partida para o lançamento de Blake e Mortimer no cinema. Apesar do consentimento de Jacobs, para que sua HQ chegasse às telonas, o projeto não teve continuidade. Só a presença deste material, já vale o preço do livro.
O volume ainda explica as razões que levaram Jacobs a deixar As 3 Fórmulas do Pofessor Sato sem finalização e fala da deterioração gradual da relação de amizade e trabalho entre ele e Hergé. Cheio de mistérios para resolver, Gerard Lenne segue as pistas de uma biografia que é cheia de zonas sombrias.
Animado por ter reencontrado L’Affaire Jacobs, entre as peças de meu acerto, tirei as fotos que aparecem na matéria. Espero que gostem!
Por PH.
Imagens: Gérard Lenne / Megawave / Les Éditions Blake et Mortimer / Michel Marin.
Andei pesquisando mais sobre Edgard Félix Pierre Jacobs. Ele nasceu em 30 de março de 1904,conhecido como Edgar P. Jacobs, belga criador de histórias em quadrinhos (escritor e artista), nascido em Bruxelas, na Bélgica.Um dos fundadores da European quadrinhos. Morreu 20 de fevereiro de 1987 (aos 82 anos) em Lasne -Chapelle-Saint-Lambert, Bélgica ,artista, escritor, colorista,Trabalhos Blake e Mortimer Le Rayon U.