De Pére en Fils é o novo álbum de Iznogoud. Publicado no dia 8 de outubro pela IMAV, segue ignorado pelos editores de nosso país, que não se recordam que a série foi bastante popular nos anos 1970 e 1980 no Brasil. Quem não lembra dos poucos quadrinhos de iznogoud que chegaram a ser impressos pela RGE e Record? Apenas em francês, a novidade chega em capa dura, com 48 páginas, formato de 22,5 x 29,5 cm e preço de 10,60 euros.
Desta vez, o bom e gordo califa Haroum el Poussah (Harrum Ahal Mofadah) está doente e se recusa a comer. Por causa disso, é declarado incapaz de governar, segundo o Conselho de Sábios. O primeiro que conseguir provar um mínimo de parentesco sanguíneo com o líder, o sucederá, o que faz com que o ignóbil Iznogoud fique louco para arrumar um jeito de se candidatar ao cargo. Ele parte então à procura de seus ancestrais, a começar pelo pai, que ele mal conheceu. Ao mesmo tempo, elimina todos os pretendentes que surgem para substituir o califa, utilizando os meios mais desprezíveis e atroces possíveis.
Respeitando o espírito de Goscinny e Tabary, os criadores de Iznogoud, Laurent Vassilian e Nicolas Tabary, apresentam um cruel Grão-Vizir, raramente visto desta maneira até hoje. Sinal dos tempos? Para o prazer sádico dos leitores e fãs do personagem, ele retoma seus abomináveis e costumeiros estratagemas que sempre usou para tentar de tornar califa no lugar do califa, lançando mão de novas e maquiavélicas artimanhas. Assim, está mais mesquinho, bruto e malvado do que nunca!
Por curiosidade, o desenhista Nicolas Tabary é filho de Jean Tabary, artista falecido em 2011.
Por PH, a partir de fotos e texto encontrados no site bdnet.com
Imagens : © IMAV / Nicolas Tabary / Laurent Vassilian.
Sua resenha me mostrou!A luta pelo poder é ambição do Iznogoud para atingir seu objetivo. É ser tornar o todo poderoso Califa,mesmo que tenha que passar o rodo sem dó nem piedade nas pessoas.