Sem categoria

Stop Motion, a arte da movimentação quadro a quadro.

Escrito por PH

Para quem ainda não viu minha obra na internet, sou conhecido como PH. Durante os anos 90, fiz parte da equipe do programa de seriados, gibis e afins, mais famoso da telinha, o TOP TV da Rede Record. Esta maravilhosa atração do passado, voltou agora no ano de 2011. Para ver os dois programas TOP TV WEB que já estão no ar, além de um terceiro que está por vir, acesse: www.canalproview.com.br. Um pouco antes dessa incrível novidade acontecer, eu PH, já havia retomado meus trabalhos, junto com o amigo Paulo Piedade, no blog www.tujaviu.com. É aqui neste espaço, que continuo a fazer matérias e divulgar notícias sobre filmes, séries, animações, brinquedos e o que pintar deste universo. Além disso tudo, venho, realizando animações Stop Motion, maravilhado por este antigo estilo quadro a quadro, eternizado pelo mestre do cinema de efeitos especiais, Ray Harryhausen. Stop Motion é uma palavra que vem do inglês e significa movimento parado. É uma técnica de animação, fotograma a fotograma, conduzida com o recurso de uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais de diversos tipos de material, Entre os mais comuns, estão os de massa de modelar, embora existam outros. Muitos contém sistema com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema, o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável possível, já que as peças tem de resistir a meses de gravação. Para cada segundo de filme, são necessários aproximadamente 24 quadros. Já produzi inúmeros filmes de curtíssima duração nesse estilo, e aproveitei para fazer um resumo de tudo isto, usando imagens de alguns destes filmetes. Não deixe de conferir em tujaviu.com, ou aqui mesmo no Youtube, as versões integrais dos vídeos. Esta é uma arte não muito comum hoje em dia e bem trabalhosa de ser feita. São horas de empenho, para que alguns poucos segundos, encantem o espectador.
Por Edy Tando.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • É isso aí, meu caro PH. Viva a escola antiga de animação que nos proporcionou os filmes de Simbad e a simpática série “O Elo Perdido”.

    Don’t stop the stop motion!

Deixe seu comentário