Colecionáveis Vídeos

Lembra dos soldadinhos de brinquedo de antigamente?

Escrito por PH
Soldadinhos sempre foram um dos brinquedos preferidos de garotos, ao redor do mundo. Até a década de 1960 eles eram vendidos, na forma de miniaturas de chumbo, até se descobrir que podiam causar uma doença conhecida como saturnismo, ou seja, intoxicação por chumbo. Sabendo deste perigo, os fabricantes passaram a usar o plástico em sua confecção. Geralmente, representam militares da Segunda Guerra Mundial e vem nas cores verde ou bege. Podem ser encontrados a um preço bastante razoável, mas em alguns casos, atingem valores altos, quando ítens mais antigos e raros são disputados por colecionadores. Populares, desde o princípio dos anos 1950, tiveram na empresa Louis and Marx Company, uma de suas pioneiras fábricas. Infelizmente, com a Guerra do Vietnã, os soldadinhos, tão queridos por várias gerações, começaram a perder o fascínio que exerciam sobre as crianças. Foi preciso que a Disney desse um reforço extra ao tema, em 1995, com o lançamento de Toy Story, para que nossos heróis recuperassem um pouco de seu glamour, através de um simpático exército verde que deu um verdadeiro show nas telonas dos cinemas. Mesmo que não tenha assistido a este longa, quem tem mais de quarenta anos, já deve ter se sentado no chão, ao menos uma vez, para brincar com soldadinhos. Há muito tempo, estávamos pensando em fazer uma matéria sobre estes tão adorados ícones infantis do passado que, hoje em dia, ainda são fabricados na China. Deixamos os lançamentos de quadrinhos, seriados e filmes de lado, por hora, e resolvemos produzir um curto vídeo com peças da coleção particular de PH, nosso gerador de conteúdo. Num fim de semana de maio de 2012, pegamos alguns destes brinquedinhos e saímos com nossa câmera por aí, sem saber qual bicho iria dar. Não havia, inclusive, qualquer tipo de roteiro previsto em nossas mentes. Quando editamos o material resultante de nossa aventura, percebemos que tínhamos, pelo menos, algo para ilustrar esta reportagem. Sem maiores pretensões artísticas, o filmete que fizemos utiliza técnicas de Stop-Motion, emostra várias destas preciosidades em cena, aproveitando para responder à uma pergunta: se um soldadinho de plástico pudesse dormir como um ser humano, com o que sonharia? Para encerrar, gostaria de dizer que apesar de estarmos falando de uma brincadeira de pequenos, resta lembrar que a guerra é um flagelo que assola a humanidade e que deveria deixar de existir para sempre. Por causa dela, milhões de vidas já foram perdidas. Guerra não tem sentido. Pense nisto!

Por Heavy Zando.

Parte das informações, aqui contidas, foi obtida em: The Army Men homepage.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

4 Comentários

  • Belíssimo trabalho de animação os soldados no campo de batalha os tiros os feridos ficou tudo tão real voce e incrivel garoto, isso e uma atração para todas as gerações que não conhece esse brinquedo parabéns pela criatividade e pela edição parece que estamos assistindo um filme de guerra muuuito bommm seu trabalho de animação!

  • Muito show essa animação PH parabéns! Vc é muito criativo que recordação maravilhosa sucesso e muitas inspirações no stop motion já estávamos com saudadeee the sua arte na animação vida longaaaa e prosperaaaa garotoooo…

  • Parabéns, ótimo tópico suas animações estão ficando cada vez mais empolgantes e profissionais estou encantada em poder reviver muitas das emoções que tive quando criança através do seu trabalho você recriou um campo de batalha atraves do sonho de um soldado com muita rajada de tiros vários soldados feridos rastejando na mata eita muito real essa cenaaa Achei sensacional você esta cada vez mais inspirado parabénssss..

  • Caramba!
    Eu era moleque quando tive contato com esse soldadinho fiquei muito feliz de encontrar essa relíquia aqui no blog nao me lembrava mais você esta superando todas as possibilidades do stop motim hein garoto, mas um desafio foi conquistado na animação conseguiu passar pra gente o horror the guerra com imagens do confronto os tiros dos soldados os feridos me lembrei de alguns filmes de guerra você e um gênio garotooo torço por vocêeeee…

Deixe seu comentário