Corto Maltese nasceu no ano de 1877 em Malta, uma ilha que pertenceu à Inglaterra, até 1964. Sua nacionalidade é, portanto, britânica. Filho da bela e célebre Niña de Gibraltar e de um marinheiro. Ele cresceu num ambiente de magia, fruto da descendência cigana de sua progenitora, e influenciado também pelo lado aventureiro de seu pai, originário de uma terra de piratas. Corto passou parte de sua infância e adolescência, a consumir romances de aventuras. Quando tinha por volta de vinte anos de idade, partiu sozinho para viver sua própria história, profundamente embalada pelo conteúdo que absorveu dos livros que leu. Logo conheceu Rasputin, desertor do exército russo, que se tornaria um personagem chave em suas aventuras. Todo este universo faz parte de Corto Maltese, famosa série dos quadrinhos europeus criada por Hugo Pratt, um desenhista que nasceu, em 1927, na Itália, e faleceu ,em 1995, na Suíça. No Brasil, Pratt já é conhecido por algumas publicações nacionais de Corto Maltese e pelo álbum HP e Giuseppe Bergman, de 1983, de autoria de Milo Manara, no qual Hugo Pratt participa da trama, na forma de personagem. Em relação ao autor, a carreira de Pratt no mundo das HQs começou em 1945. Somente em 1967, ele criaria Corto Maltese, cuja primeira aparição se deu na trama “A Balada do Mar Salgado”, editada narevista Sgt. Kirk, idealizada por ele e por um amigo. Desde os anos 1970, no mundo, surgiram bem cuidados títulos de Corto Maltese, através da editora francesa Casterman e de outros selos editoriais internacionais. Faltava, no país, uma edição de Corto maltese, com esse mesmo padrão de qualidade. Para a felicidade de leitores e colecionadores, esta lacuna no nosso mercado de quadrinhos vem sendo preenchida. Após ser responsável, em 2011, por Corto Maltese: A Juventude, a novata e mineira Editora Nemo coloca à venda nas livrarias brasileiras, Corto Maltese: As Helvéticas. Sua história começa com Corto Maltese acompanhado de seu amigo, o professor Jeremiah Steiner. Eles estão a caminho de um encontro com escritor Herman Hesse, para fazerem uma pesquisa sobre Paracelso, um médico, alquimista, físico e astrólogo suíço que existiu de verdade, entre os anos de 1493 e 1541. Assim que chegam a seu destino, eventos estranhos começam a acontecer. À noite, enquanto estava deitado na cama, com um livro nas mãos, Corto acaba sendo transportado para a própria fábula que lia. Ele entra numa dimensão fantástica, onde encontrará gorilas, feiticeiras e até a Morte. Além desta incrível e mística história, o álbum conta ainda com uma importante introdução e belas fotos que transportam o leitor para os ambientes em que se passa a narrativa. Corto Maltese: As Helvéticas chega com tradução de Reginaldo Francisco, 96 páginas, capa dura e impressão de alto nível. O formato é o de 21,5 x 28,5 cm e o livro custa R$ 49,00. Vale a pena conferir. Em breve, a Nemo estará lançando Corto Maltese: Mu, A Cidade Perdida, conforme matéria que já fizemos aqui no blog.
Por PH, com parte das informações obtidas junto ao editor e no site bedetheque.com
Obrigado PH, bom resumo.
Fez com que o quadrinho se tornasse.
interessante pra mim bem elaborado e esclarecedor você capitou muito bem a história brilhantemente desenvolvida me ajudou muito.
parabéns e obrigado garotooo!
Caramba, fiquei fascinada pela sua resenha PH, gostei bastante de como você contou a história de Corto Maltese já coloquei o livro na minha lista de desejados $$ me interessei, você deixou um "Quê" de curiosidade só lendo mesmo essa obra, todos os dias vejo algo novo aqui a lista só crescendo e o desejo também heeee!
A lista só crescendo não conhecia esse quadrinho sua materia me deixou curiosa! vai entrar para a lista dos desejo tujaviu um dos próximos que irei ler parece ser ótimo a capa é realmente uma graça, a Editora Nemo e o Tujaviu estão de parabéns.
Amei!
Gostei the dica desse quadrinho PH achei muito interessante chamou minha atenção à capa. a historia e o texto minha lista só crescendo e o desejo também rs espero ter a oportunidade de ler algum dia ficarei de olho nesse quadrinho, assim que tiver uma oportunidade com certeza vou ler tá ai algo que seria terrível eu perder obrigada por recomendar mais um lançamento de quadrinho the editora Nemo valeuu!