Tudo começou na revista Spirou, em 1957, onde o publicitário e desenhista Jean Roba iniciou sua carreira ligada às HQs. Enquanto esteve por lá, chegou a colaborar com Franquin, um dos artistas que deu vida a Spirou, famoso herói dos quadrinhos belgas. Em 1959, Roba decidiu criar Boule e Bill, junto com Maurice Rosy. Contando as aventuras de um garoto e seu cão, logo se tornaria uma série muito popular na Europa. Ela foi baseada no prório filho de Roba e seu cachorro Cocker. Entre 1962 e 1975, Roba se dedicaria a um outro projeto, iniciado por Jo-El Azara, intitulado La Ribambelle. Este ficou conhecido, em Portugal, com o nome de A Turma. A partir de 1975, como Boule e Bill havia se tornado muito mais bem-sucedido que La Ribambelle, Roba preferiu continuar apenas com o primeiro. Entre 1986 e 1989, ele contou com a ajuda do assistente francês Laurent Verron, na confecção dos álbuns de Boule e Bill. Em 2003, com a aposentadoria de Roba, Verron assumiu sozinho a franquia, mantendo o traço original de seu velho mestre, falecido em 2006. Boule é um garoto esperto, vestindo seus tradicionais macacão azul e camiseta amarela. Ele frenquenta a escola e se diverte com seus amigos. Entre suas companhias, a mais inseparável delas é a do preguiçoso e desobediente cachorro Bill, um animal que não tem medo de nada, a não ser quando chega a hora de tomar um banho. É justamente este bichano que acaba virando o astro da trama. As peripécias da dupla começam e se encerram sempre numa mesma página e cada tomo de Boule e Bill tem 44 histórias. Além dos dois, também fazem parte do elenco de personagens, os amigos caninos de Bill, a romântica tartaruga Caroline, o menino Pouf, a vizinha da família e seu gato, entre outros. Por ocasião da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Editora Nemo lançará “Ao Ataque”, o primeiro volume desta conhecida saga dos gibis europeus. Em outubro, um novo exemplar chegará às lojas especializadas e livrarias. Estas edições fazem parte da linha da Nemo “Quadrinhos para todos”, trazendo autores estrangeiros e também nacionais. Trata-se de um segmento de quadrinhos, em brochura, comercializado a preços ainda mais acessíveis e voltado para leitores de todas as idades, no formato de 20 x 28 cm. A tradução das 48 páginas de Boule e Bill ficou a cargo de Fernando Scheibe e “Ao Ataque” sai ao preço de R$ 14,90. Só para lembrar, a bienal paulista do livro acontece, de 9 a 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O estande do Grupo Editorial Autêntica, ao qual a Nemo pertence, ficará no n° 78, na Rua L. Vale a pena conhecer esta nova empreitada editorial da Nemo. Em 2013 haverá outras novidades de “Quadrinhos para todos”. Aguarde!
Por PH., conforme release fornecido pelo editor.
Ate hoje me surpreendo com seu blog PH mais um quadrinho para minha humilde coleção não conhecia Boule e Bill o tujaviu e a Nemo estão de parabéns fiquei encanta com o cachorro só de olhar a ilustração the vontade de ri deve ser muito engraçado já estou amando valeu você e de maisss garotooo!
Aiii que encanto esse quadrinho do Boule que raridade depois de dois anos e 11 meses s ainda me emociono com essas raridades parece ate essas fãs que tão chegando agoraaaa no blogggg me emociono sempre com o tujaviu como se fosse à primeira vez fico feliz de ser uma das primeiras a comentar hehehe amooo o tujaviu viuuu.
Mais uma HQ Ual! Tô dentro! Vejo que isso é um incentivo aos amantes the leitura se interessar também por HQs, maravilhoso isso hein phhhh!
Nossa você e de maisss ph a cada dia te admiro mais e muito conhecimento para um homem só aprendi a amar esse universo dos quadrinhos com você e sua equipe não divido com ninguém essa emoção obrigada meu rei por me apresentar essa galerinha animada vou comprar e depois venho dizer o que achei viu brigado meu garotooooo sucesso na carreira boa noite.