Quadrinhos

“Em Tamos Tramados”, Mário José Teixeira usa seu traço para denunciar as injustiças da sociedade e brincar com o cotidiano

Escrito por PH

20160215_081428Tamos Tramados, que mais faria sentido para os brasileiros como Estamos Ferrados, é o quadrinho do amigo moçambicano Mário José Teixeira. O artista fez a gentileza de me oferecer um exemplar da edição que foi publicada em 2013 e ainda escreveu uma linda dedicatória para mim.

São 48 páginas em preto e branco de um precioso volume independente. Ele tem a missão de criticar vários aspectos da sociedade, e outras coisas mais, com muito senso de humor. Tudo é feito através de sátiras realizadas em um estilo caricato e que amenizam a forma ácida pela qual Mário vê o mundo atual. Assim, o desenhista aponta sua metralhadora de papel e tinta para o sistema de ensino, sexo, amor, alienígenas, liberdade de expressão, política, serviço médico e por aí vai. Algumas piadas são bem locais!

Com palavras elogiosas de Zé Oliveira e Manuel Freire, esta HQ faz rir de verdade, do começo ao fim. Adorei a parte em se anuncia pelo rádio que os participantes de uma manifestação serviram-se do interior flatulento de Eugênio para enfrentar o gás lacrimogênio da polícia. Também gostei do momento em que um garotinho em férias com a família pelo Egito diz que as pirâmides teriam sido construídas por extraterrestres, ao ver seus pais admirados com tanta engenhosidade e beleza em um país do Terceiro Mundo. E existem diversos outros momentos hilariantes!

Como adoro buscar influências de variados artistas nos trabalhos que leio, numa história chuvosa na página 14 do quadrinho, enxerguei algo de Ideias Negras, do Franquin. Já na prancha 39, quando um clone do Mickey é expulso de um bar, vi sinais de Squeak The Mouse, do italiano Massimo Mathioli.

Mário divide atualmente a sua vida entre o Canadá e Portugal. O artista publica seus trabalhos desde 1980, tendo participado de diversas exposições relacionadas à Nona Arte, em que já foi premiado diversas vezes. É membro fundador da Associação de Cartunistas, a FECO.

Obrigado pelo ótimo e denunciador presente!

Por PH.

Untitled-2

20160215_084445

20160215_081517

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

3 Comentários

Deixe seu comentário