Com um traço hiper realista, desenvolvido através de ilustrações que mais parecem pinturas a óleo, Storm foi o personagem mais conhecido do saudoso desenhista inglês Don Lawrence, que também é foi criador de The Trigan Empire. A franquia contou com os roteiros de Saul Dunn, Dick Matena, Kelvin Gosnell e Martin Lodewijk. Por curiosidade, este último citado é também responsável pelo texto de January Jones, com arte de Eric Heuvel, cujo primeiro volume, eu acabei de traduzir para a AVEC Editora.
A série conta a história de um astronauta que sofre um acidente, enquanto explora a enorme mancha vermelha do planeta Júpiter, uma tempestade real com aproximadamente 20.000 km de comprimento e 12,000 km de largura, onde os ventos podem chegar a até 680 km/h. O que acontece é que a estação espacial de nosso herói é atraída para este misterioso fenômeno cósmico que continua a intrigar cientistas da atualidade. Quando desperta de uma aparente perda de consciência, Storm percebe que o tal furacão épico havia sumido. Ao retornar à Terra, depois de um ano, tudo está profundamente mudado em nosso planeta, dando a entender que ele deu um incrível salto no tempo. Em suas aventuras, Storm é acompanhado pela sexy e ruiva Ember, mais uma personagem que terá lançamento em 2016 pela AVEC Editora. Sua primeira HQ será A Lenda de Krill, de autoria de Roy Thomas e Romano Molenaar, baseada na obra de Lawrence.
Dividida em duas partes, The Cronicles of the Deep World e The Cronicles of Pandarve, Storm já teve mais de 20 aventuras editadas e que foram traduzidas para inúmeros idiomas.
No Brasil, saíram apenas dez números de Storm, pela Abril, entre 1989 e 1990. Todos eles deram as caras no formato de álbum e em capa mole. Ainda não consegui botar as mãos nessas pérolas que procuro há alguns anos, mas guardo dois exemplares cartonados em francês da saga, publicados pela Glénat. De qualquer forma publico abaixo a capa de todos os Storm nacionais. Foram eles, por ordem de publicação: Destino Desconhecido, A Última Fronteira, O Povo do Deserto, A Floresta Infernal, A Reconquista da Terra, O Segredo de Nitron, A Lenda de Yggdrasil, A Cidade dos Condenados, Morte Lenta e Os Piratas de Pandarve.
Por PH.
Eu tenho todo o Storm da Abril. 😉
Parabéns pelo conteudo deste post. Você realmente consegue dar sua opinão, transmitir informações e ainda provocar o desejo de tocá-los.
Eu também tenho todos os Storm da Abril. E todos os das Don Lawrence Collection: https://www.donlawrence.co.uk/shop/index.php?hg=2&sg=25
Do melhor.