Fazendo parte de nossa tradicional retrospectiva anual de HQs, elejo agora a melhor série importada que o Tujaviu conferiu em 2015. Apesar de holandesa de origem, a coleção chegou através da Bélgica. Sua protagonista encarna perfeitamente o espírito de Tintin, pegando carona óbvia no estilo aventureiro de Indiana Jones. Criada em 1986 pelo desenhista holandês Eric Heuvel, em parceria com o roteirista Martin Lodewijk, já recebeu os nomes de Jennifer Jones, Jenny Jones e January Jones. Com um traço nitidamente Ligne Claire, a personagem é uma exímia piloto de avião. Jones enfrenta muitos perigos, ao redor do mundo, durante o final da glamurosa década de 1930. Tudo é conduzido por um texto ágil e cheio de mistérios, recheado de dados geográficos e abrilhantado pela aparição de figuras históricas.
Na França, foram editados dois títulos de January Jones pelas edições Glénat, Le Crâne de Mkwawa (1991) e Le Trésor du Roi Salomon (1993), além de um outro, anterior, pelo selo Milan, intitulado Course contre la mort (1987). Este último chegou a ser traduzido para o português e publicado pela Editora ASA, de Portugal, com o título de Corrida contra a morte.
Todo o restante da série continuava sem tradução para o francês, até que a belga BD Must resolvesse lançar um pack luxuoso, em 2014, contendo todas os álbuns citados e mais outros três. Apenas 1000 seletos colecionadores do mundo, que estiveram dispostos a pagar 129 euros pelo pacote, puderam ter o prazer de saborear as incríveis histórias de Jones, pela primeira vez lançadas integralmente em francês. O conjunto traz novas capas, cores mais vibrantes e um Ex-Libris (ilustração exclusiva e autografada pelo autor) para cada volume. O produto ainda pode ser encontrado na Livraria Album de Paris, na Rua Dante, e é simplesmente espetacular. Um luxo só! Como se já não bastasse o que oferece, esta “tirage de tête” ainda inclui um dossier de 16 páginas narrando a trajetória da heroína e detalhando a carreira de Heuvel. Esta biografia não deixou de citar Carbeau: Barones & Bolides, um de seus seu mais recentes trabalhos:
As outras aventuras que completam esta nova leva de HQs de January Jones são: Le Scenario Pinkerton, Les Cornes de Taureau e Le Tombeau du Zeppelin.
No Brasil, Eric Heuvel ficou conhecido por Segredo de Família e A Busca, da Quadrinhos na Cia, ambas falando sobre o Holocausto. Nascido em 1960, o artista faz bastante sucesso na Holanda. Junto com o escritor Frits Jonker, desenvolveu recentemente a série Le Mystère du Temps (O Mistério do Tempo) igualmente publicada em quatro edições pela BD Must. Além disso, é ele que está por trás da série Bud Broadway e de Precint Red Light Distric, narrativa que se passa no Bairro da Luz Vermelha, em Amsterdam.
Vale a pena conferir tudo isso! Se você não sabe ler em francês, reze para que alguma editora esteja disposta a trazer este excepcional material para o Brasil. January Jones é uma espécie de Tintin de saias que não deixa nada a dever para o destemido repórter de topete que inspirou sua criação. Adoraria traduzir estas edições para o português!
Por PH.
Imagens: Eric Heuvel / BD Must
Quem sabe a nossa futura editora,compra essa briga, e publique esses quadrinhos por aqui…Na nossa lingua!!!!
Quanta coisa bacana do Eric Heuvel! "Segredo de Família" é lindo! Me fez chorar no final.