Livros

Em 2015, exploramos a caixa que contém “Os Segredos de Tintin”

Escrito por PH

20150826_084806Le Trésors de Tintin (Os Tesouros de Tintin) é uma edição de Casterman/Moulinsart, de autoria deDominique Maricq. Apresentada na forma de um luxuoso box, contém um enorme envelope com 22 documentos raros e inéditos, tirados do arquivo pessoal de Hergé, o criador do destemido repórter de topete. É um material que inclui, entre outros: artes não finalizadas do mestre da Linha Clara, esboços, réplicas do primeiros Jornal Tintin belga e Petit Vingtième, além de muito mais. Todas estas peças foram reproduzidas, em cores, com o cuidado gráfico que merecem. É como ver Tintin, pelos bastidores, acompanhando o processo de criação de Hergé.

Bem em baixo de todas estas preciosidades, está o livro Le Trésors de Tintin, onde Dominique Maricq analisa cada um dos álbuns de Hergé, partindo de Tintin no país dos soviéticos, até chegar a Tintin e os Tímpanos.

Na capa da publicação, Tintin abre uma caixa e se espanta com seu conteúdo, reproduzindo a mesma impressão que o leitor deverá ter, ao desvendar os segredos desta maravilha.

Dominique Maricq é professor e especialista em banda desenhada franco-belga, sobretudo no que diz respeito à obra de Hergé. Depois de dar aulas por 31 anos, entrou para os Studios Hergé (Fondation Moulinsart). Paralelamente ao trabalho dedicado às HQs, é colaborador da revista Télé-Moustique e de programas de rádio e audiovisuais. Escreveu: Tintin et la ville (Éditions Moulinsart – 2004), Le Journal Tintin : les coulisses d’une aventure (Éditions Moulinsart – 2006), Hergé par lui-même (Collection Librio – 2007) eHergé côté jardin: Un dessinateur à la campagne (Éditions Moulinsart – 2011).

Animado com todo este conteúdo proporcionado por Dominique, fiz questão de gravar um vídeo que mostra o momento em que me encanto por Os Tesouros de Tintin.

Feliz 2016!

Por PH.

Tresors

20150826_085144

Imagems : © MOULINSART / Dominique Maricq

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Da pra sentir a emoção na filmagem.O prazer no manuseio de cada peça.Coisa de colecionador.Um dia quero ver esta relíquia, tenho certeza que vou aprender muito sobre tintin.

Deixe seu comentário