Quadrinhos

Ciúme é o tema do sexto álbum de Akissi, quadrinho de Marguerite Abouet e Mathieu Sapin

Escrito por PH

20151227_161327Akissi é uma HQ que tem arte do desenhista francês Mathieu Sapin, mesmo autor de Une Fantasie du Docteur OxLe Château, Une Année dans les Coulisses de l’Élysée e muitos outros títulos. Desta série, cinco álbuns já foram publicados lá fora pela Gallimard. Somente o primeiro deles saiu no Brasil em 2011, pela Editora Ática, intitulado O Ataque dos Gatos. Todos tem roteiro de Marguerite Abouet, artista que ficou famosa por escrever os textos de Bienvenue e Aya de Yopougon. São os desenhos intencionalmente despojados de Sapin que dão uma charme extra a esta verdadeira epopeia infantil africana.

A protagonista da HQ é Akissi, uma garotinha da Costa do Marfim que está sempre se metendo em encrencas. Inquieta, e levada da breca, possui um macaco como bicho de estimação, chamado de Boubou. Tudo nesta saga é contextualizado, para que entremos no clima dos anos 1970, época em que a trama se situa no tempo. Para que o leitor tenha uma ideia disso, tem sempre alguém, em algum momento, assistindo a Spectreman, seriado japonês de 1971. Pelo jeito, o herói foi muito popular, no passado, na Costa do Marfim.

No dia 13 de novembro, chegou o sexto tomo da coleção, com o nome de Sans Amis (Sem Amigos), contendo sete histórias curtas. Graças ao amigo Ricardo Leite, que trouxe o volume de Paris na mala, já pude conferi-lo. Nele, Sido é a nova aluna da escola em que Akissi estuda. A menina não tem uma das pernas, segundo ela, comida por um grande leão na floresta, e começa a atrair os olhares de todos. Se sentindo ofuscada, Akissi dará o seu jeito de resolver a situação e retornar à posição de queridinha de seus amigos. Em uma das hilárias aventuras do quadrinho, ela pede a um açougueiro que lhe corte uma das pernas, para que fique igual ao objeto de seu ciúme e ira. Em outra, deixa acidentalmente que um bebê engula uma moeda dada por seu pai e precisa esperar que a criança faça suas naturais necessidades fisiológicas para recuperar a peça. No final da edição, há um bônus que ensina como desenhar o rosto e as expressões faciais de Akissi e uma prancha de HQ para ser completada.

Sans Amis tem formato de 20,5 x 26,7 cm, 48 páginas coloridas e capa dura. Seu preço é de 10,05 euros. Parece um livro destinado aos pequenos, mas esta série é bastante inteligente e possui sacadas que somente adultos entenderão!

Na última imagem postada, a turminha faz pose para a posteridade. As duas figuras centrais são justamente Akissi, com camisa azul, e Sido. Repare no olhar de ódio lançado por Akissi na direção da “amiguinha”. Perceba também que todos estão descalços na foto, enquanto Sido é a única a calçar sandálias. Às vezes, na vida, quem tem menos, tem mais, ou pelo menos, recebe alguma compensação por sua deficiência!

Por PH.

Imagens: © Gallimard 2015 / Marguerite Abouet / Mathieu Sapin.

capaaaa

20151227_161502

20151227_161906

20151225_204945

addaa1

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Gosto dessas histórias juvenis. São muito boas para relaxar e divertir.Parece uma história simples eu gosto disso.Afinal, quem nunca sentiu ciume?Hum a propria rs.

Deixe seu comentário