E eis que depois de um certo atraso em relação ao seu lançamento, já que o quadrinho foi publicado em agosto na França, consegui escrever a resenha para o volume 4 de Mermaid Project, do brasileiro LEO e Corine Jamar (texto), Fred Simon (desenhos) e Jean-Luc Simon (cores).
Sua história se passa num futuro próximo, em meio a sérias mudanças climáticas, econômicas e políticas, no qual a geopolítica do mundo foi bastante alterada. Negros e mestiços passam a dar as ordens em países do Terceiro Mundo, enquanto os brancos das antigas nações dominantes se tornam minorias desprezadas. Numa Paris de monumentos mal conservados e profunda crise, a franzina e jovem inspetora Romane Pennac passa a investigar a Algapower. A empresa faria supostas e ilegais experiências, misturando o genoma humano ao de golfinhos. Uma dessas cobaias, o inteligente golfinho Delph, sacrificou sua vida para ajudar Romane no segundo episódio de Mermaid Project. Depois de passar por Nova York e Canadá, ela encontra o agente El Malik no Rio de Janeiro, cidade para a qual foi transferida a sede da Alga Power, localizada numa região fluminense que lembra Angra dos Reis. Durante a missão, ela convence o Doutor Roger Pennac, seu irmão pesquisador na Alga Power, a espionar a clandestina operação de seus contratantes. Graças à ajuda de um misterioso infiltrado na Algapower, Roger descobre que esta organização é realmente responsável por horrendas manipulações. Os procedimentos transformaram Angelina e sua filha em sereias. Agora, Romane e El Malik terão que proteger Roger, que conseguiu fugir, e Britt Lundholm, outra ex-funcionária da Alga Power que escapou do complexo do grupo. A cientista foi a responsável pelo desenvolvimento de uma máquina tradutora que possibilita a comunicação com golfinhos e se encontra em um hospital, vítima de bala disparada em atentado orquestrado pela Alga Power. Além disso, Romane e El Malik precisam impedir que vários golfinhos e a família do Doutor Pennac sejam transferidos para uma base aquática, da Alga Power, localizada em águas internacionais, enquanto a sobrinha da Romane, Audrey, segue em paradeiro desconhecido, após ter sido sequestrada em Paris.
Emoção, ficção científica, aventura, excelente roteiro e deslumbrantes cenários criados por Fred Simon dominam a narrativa, através de um incrível e detalhado traço que puxa mais para o estilo caricato. Em uma das ilustrações da trama, podemos ver o emblemático estádio do Maracanã, em meio a um agitado tráfego de carros desenhados em estilo retrô e que possuem um jatinho impulsionador saindo de suas traseiras. Nesta quarta aventura, haverá espaço para um pouco de romance!
Imperdível! Pena que a maior parte da obra de um dos quadrinistas brasileiros mais venerados na França, o talentoso LEO, não tenha sido editada no Brasil. Mermaid Project 4 tem a marca da Dargaud. LEO também é o autor da consagrada saga de Os Mundos de Aldebaran.
Que venha o volume 5!
Por PH.
Visualmente impressionante. Parabéns.