Quadrinhos

Conheça as aventuras do detetive “Gil Jourdan” que foram e ainda serão publicadas nos Estados Unidos

Escrito por PH

Untidfdfdftled-4Nem só na Europa, a banda desenhada franco-belga faz sucesso. Mesmo nos Estados Unidos, o país dos comics de super-heróis, ela encontra seus fãs. Um dos personagens do segmento, além de Tintin e Asterix, que chegou ao conhecimento dos americanos foi Gil Jourdan, conhecido na América como Gil Jordan, Private Detective.

Em 2010, pela Fantagraphics Books, chegou a sair Murder by High Tide. O volume reúne dois títulos de Jordan, herói criado em 1956 por Maurice Tillieux. O álbum de 92 páginas traz as histórias: Murder by High Tide (La voiture imergée) e Catch as Catch Can (L’enfer de Xique-Xique), em uma luxuosa edição em capa dura com o mesmo padrão de qualidade encontrado em HQs do Velho Continente. Na primeira narrativa, de 1960, Gil inaugura seu novo escritório e recebe a visita de um homem, cujo tio sumiu misteriosamente, deixando para trás apenas o seu carro. Além disso, o sobrinho do desaparecido descobre que obras de arte que pertenciam a seu parente foram substituídas por falsas. Na segunda trama, Gil e Crackerjack vão para a América do Sul, mais precisamente para a República de Massacra. Eles procuram por  um inventor de armas que foi sequestrado e levado a este país, onde será obrigado a criar uma nova e poderosa arma. Chegando ao remoto lugar, nossa dupla de heróis é acusada de espionagem e presa. Gil não medirá esforços para fugir e completar sua missão.

Unsddftitled-3

gil page HighUm segundo quadrinho de Jordan está programado para sair em 2016, pela mesma Fantagraphic Books, intitulado Ten Thousand Years In Hell. Ele incluirá as narrativas: Ten Thousand Years In Hell e Boom and Bust. Para os que não leem o idioma francês, mas dominam o inglês, esta é uma ótima oportunidade para conhecer uma das mais clássicas e emblemáticas figuras da Nona Arte. Vale a pena conferir! Gil Jourdan é uma influência forte no traço do canadense Yves Rodier, autor de Simon Nian, El Spectro e de uma das mais famosas versões não autorizadas de Tintin e a Alfa-Arte.

Por PH.

Ten

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Comentar

  • Apesar da dificuldade em conseguir quadrinhos no meu idioma, não vou desistir da banda desenhada. Nem de aprender outra lingua,por em quanto só as figuras logo estarei lendo..

  • Repare que é possível que o segundo volume em inglês nunca seja publicado. A série (como muitos europeus da Fanta) foi publicada por iniciativa pessoal de um dos donos da editora, Kim Thompson, cuja morte prematura prejudicou bastante essa linha.

Deixe seu comentário