Quadrinhos

As antigas origens de Tintin – Parte 1: Bécassine

Escrito por PH

20151128_140412A Ligne Claire consiste em um tipo de grafismo que é caracterizado pelo uso de cores chapadas, pouco ou nenhum sombreamento, personagens com traços simples e pela utilização de cenários detalhados. Os autores que se dedicam a esse segmento também gostam de ambientar suas histórias entre os anos 1930 e 1950, dando um caráter retrô a este tipo de quadrinho.

O estilo tem origem em antigos autores franceses, como Joseph Porphyre Pinchon, o criador de Bécassine, e Alain Saint-Ogan, o idealizador dos personagens Zig e Puce. O belga Hergé, o pai de Tintin, é um de seus maiores representantes, embora não tenha sido seu criador, como muitos pensam. Além de Hergé, podemos citar uma boa quantidade de artistas que adotam este grafismo em suas obras, entre eles: Edgar Pierre Jacobs, Daniel Torres, Yves Chaland, Ted Benoît, René Sterne, Chantal de Spiegeleer, Stanilslas, Bob de Moor, Serge Clerc, Floc’h, Jacques Martin, Theo Van Den Boogaard, Willy Vandersteen, Jooste Swarte, Daniel Torres e muitos outros, espalhados por França, Bélgica, Holanda e Espanha.

Bécassine talvez seja a mais antiga referência conhecida de Ligne Claire. Desenhada originalmente por Pinchon e roteirizada por Jacqueline Rivière, ela é uma dona de casa da Bretanha e que se veste tradicionalmente, segundo a cultura local de Finistère, na parte extrema oeste da região. Seu rosto possui uma boca minúscula, quase inexistente e lembra bastante as feições de Tintin.

Na Livraria da Travessa, em Botafogo, encontramos algumas edições especiais de Bécassine que estão sendo relançadas por Gautier-Languerea, seu editor original. As aventuras que achamos foram: Bécassine Pendant la Guerre (Caumery e Pinchon-1916), Bécassine Mobilisée (Caumery e Pinchon-1918), Bécassine Voyage (Pinchon e Joseph Porphyre -1921) e Bécassine dans la Neige (Caumery e Pinchon-1933). Todas tem autoria de Caumery (texto) e Pinchon (arte). Possuem capa dura, lombada em tecido e preço de R$ 82,90. Mesmo estando em francês, vale a pena dar uma olhada nelas, para conhecer a origem do estilo de Tintin e de outros ícones da Ligne Claire.

Por PH.

20151128_140358

20151128_140422

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

3 Comentários

  • Fui da uma pesquisada na matéria do site. É descobri que Bécassine é uma tira de quadrinhos francesa, que teve sua primeira edição em 2 de fevereiro de 1905. Ela é considerada a primeira protagonista feminina das histórias em quadrinhos.Era dona de casa e trabalhava como empregada doméstica na Bretanha,sua primeira historia foi escrita por Jacqueline Rivière e desenhada por Joseph Pinchon, fez um grande sucesso na França.Só em 1913,se tornou a heroína das histórias estruturadas.Entre 1913 e 1950, teve 27 volumes. Pinchon fez 25 volumes, e os 2 foi feito por Edouard Zier. Após a morte de Pinchom em 1953, a série continuou com outros artistas, como Jean Trubert.

Deixe seu comentário