Em março de 1977, a saudosa Editora Vecchi lançava “ALAKAZAM”, uma publicação bimestral, em formatinho, com miolo em papel jornal. Foram apenas três revistas editadas, introduzindo vários personagens do universo franco-belga de quadrinhos. Não chegou a ser novidade para a Vecchi, pois ela já ostentava tradição neste segmento de HQs no Brasil, tendo trazido “Os Strunfs”, “Spirou” (“As Aventuras do Xará”) e “Michel Vaillant”. Embora não tenha se tornado popular, Alakazam serviu para ajudar a difundir um pouco da produção europeia de quadrinhos oriundos do Velho Continente.
Ao preço de Cr$ 6,00, para o primeiro número, e Cr$ 5,00, para as duas edições restantes, foi possível conferir as aventuras de heróis como: “Taka Takata”, “Robinhude, “Iznogud”, Aquiles (“Achile Talon”), “Cubitus”, “Os Incorrigíveis Búgui e Úgui”, “Cro-Magnon”, e “Max, O Explorador”.
A iniciativa solitária deste extinto editor carioca, localizado então na Rua do Resende, fugia completamente ao padrão de gibis que circulavam nas bancas daqueles tempos, constantemente abastecidas por super-heróis da Ebal e da Bloch, além de revistas Disney da Abril.
Se pudesse comparar esta ação da Vecchi com algo semelhante que tenha acontecido hoje em dia, relacionado ao quadrinho europeu, citaria o lançamento de “XIII”, “Os Mundos de Aldebaran” e “Blacksad”, em 2006, pela Panini. Todas estas séries também circularam no jornaleiro e tiveram um triste fim, sendo abruptamente descontinuadas. Que eu me lembre, apenas a Nemo conseguiu alcançar algum sucesso, recentemente, seguindo por este “tortuoso” caminho editorial. Haveria uma “maldição”, relacionada ao quadrinho europeu no Brasil? O fracasso sistemático em tentar fazer circular personagens e franquias da Nona Arte no país teria se tornado algo corriqueiro? Felizmente, novas edições de Lucky Luke, com a marca da Zarabatana Books, estão aí para provar que esta talvez não seja uma verdade absoluta!
Por PH.
Não podemos desanimar Tujaviu.Ainda bem que temos a editora Nemo .Que está trasendo alguns sucesso da nona arte para seus leitores .