Quadrinhos

Criada por Marguerite Abouet e Singeon, Bienvenue é uma jovem estudante de Belas Artes que busca sentido para sua vida

Escrito por PH

dfdfdf2Bienvenue (Benvinda) é uma jovem francesa, aluna da Escola Nacional Superior de Belas Artes, em Paris. Ela tem vergonha de seu nome, pratica desenho com modelo-vivo e é paquerada por um colega de sala que não lhe interessa. Aliás, vida romântica parece não fazer parte, por hora, de seu dicionário.

A jornada desta garota não é nada fácil, pois ela não é de família rica! O pouco dinheiro que sua mãe dá à ela não é suficiente para sustentar a faculdade e pagar o aluguel do minúsculo apartamento que divide com a prima Lola, uma frustrada aspirante à atriz. Durante as madrugadas, estudar ou tentar pegar no sono neste pequeno espaço é um verdadeiro desafio, já que os vizinhos transam de maneirada extremamente barulhenta. E por falar em sexo, muitas vezes, Bienvenue tem que arrumar um lugar para dormir, fora de seu doce lar, para que sua colega possa receber o namorado e ter ardentes noites com ele. O jeito, é buscar abrigo na casa de uma outra amiga que ronca e costuma fazer ruído com um vibrador feminino.

Apesar das dificuldades que surgem em seu caminho, nossa heroína urbana ainda consegue um emprego como babá de duas crianças, se prepara sem muita disposição para encarar o novo companheiro de sua progenitora, aparta brigas de moradores do prédio em que vive e evita que uma desconhecida se suicide nos trilhos do metrô parisiense. Ajudar o próximo parece ter se tornado o ponto principal da existência de Bienvenue, que precisa encontrar um sentido próprio para sua vida!

Publicado pela Gallimard, entre 2010 e 2014, a coleção conta com três álbuns roteirizados por Marguerite Abouet, a mesma escritora que deu vida à Aya de Yopougon, com desenhos de Clément Oubrérie. Bem longe da temática africana deste grande sucesso em quadrinhos de Abouet, Bienvenue é uma saga moderna que narra as dificuldades financeiras, sentimentais, profissionais e sexuais que são enfrentadas pelos mais novos nas grandes cidades. Em busca de independência e de uma colocação na sociedade, eles precisam passar por diversas provações que os transformarão profundamente no futuro.

O traço intencionalmente despojado de Singeon, num visual semelhante ao de Aya, me lembrou em alguns momentos o estilo de Émile Bravo, sobretudo no tocante aos rostos dos personagens.

A série continua inédita no Brasil e em Portugal! Pertence à coleção BAYOU.

Por curiosidade gramatical, a palavra bem-vinda se apresenta com hífen. Em caso de nome próprio, o certo é escrever Benvinda.

Por PH.

cc

p2

p

Bienvenue 2

Bienvenue 3

12074954_434337550088251_937293313536471104_n

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário