As Memórias de Mathias é uma série pouco conhecida da banda desenhada franco-belga. Desenhada por Marcel, irmão de Albert Uderzo, ela carrega muito do visual e temática presentes nas páginas de Humpá-Pá. A coleção é composta por quatro volumes que circularam entre 1981 e 1985, pelas Éditions Delachaux et Niestlé, tendo Moloch (Michel Glatigny) como roteirista. Desses, o primeiro tomo, intitulado O Tambor Mágico, saiu em Portugal pelas Publicações Dom Quixote. Isto aconteceu em 1982. Possuo o meu, guardado até hoje.
Nesta saga, acompanhamos as aventuras de Mathias, um garoto da Normandia que passa a morar na Nova França (Canadá) do século XVIII. Em 1750, ele vive emocionantes aventuras em terras ainda dominadas por índios e acaba cruzando o caminho do vilão Malária e de seu nefasto bando. Logo que chega à região, adota um pequeno urso que ele chamará de Titan, em meio a sangrentos confrontos entre franceses e ingleses. Tudo é contado a crianças, muitos anos depois, por um já idoso Mathias.
Em Le Masque Iroquais (A Máscara Iroquesa), uma menina francesa, filha de um influente nobre da corte de Versailles, é sequestrada por índios não alinhados a nenhum dos lados europeus do conflito. O crime fará com que os dois grupos tentem resgatá-la, cada um com um plano distinto. Os ingleses só participarão da empreitada, por acharem que poderão usar a garota, futuramente, com o objetivo de chantagear seus inimigos. Enquanto isso, os franceses, com a ajuda de Mathias e seus amigos, tentarão usar na missão uma máscara que teria supostos poderes mágicos, emprestada por um xamã. A história também representa um importante momento para Titan. É que o pequeno urso, graças ao uso de magia, chegará à fase adulta num piscar de olhos, mantendo-se como uma criatura doce e meiga.
Revivida pela Idées +. a franquia recebeu novas capas, feitas por Marcel, e pranchas com cores digitais de Didier Ray e Diego L. Prada. Cada edição cartonada custa 15 euros. No último dia 10 de outubro, foi publicado Le Maître des Bisons, o número quatro de As Memórias de Mathias.
Apesar de não ser tão famoso quanto Uderzo, Marcel é um talento nato. Pesquise sobre LES PIN-UP DE MARCEL UDERZO, igualmente da Idées+, e descobrirá o quanto este artista, nascido no ano de 1933, desenha maravilhosamente bem.
Por PH.
Images : © IDÉES + / Marcel Uderzo / Les Édtions Albert René.
Pesquisando sobre Marcel Uderzo descobri que ele veio de uma familia de imigrantes italianos,cartunista como o irmão Albert Uderzo,nasceu em 20 de Dezembro de 1933,trabalhou onze anos como assistente de seu irmão no período 1966-1979, em janeiro de 1980, Marcel embarca em um projeto pessoal: Mathia composta agora por quatro volumes.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Marcel_Uderzo#/media/File:Marcel_Uderzo_-_Salon_du_livre_de_Paris_2010_bis.JPG Foto de Marcel Uderzo na 30ª Feira do Livro de Paris Porte de Versailles em 2010.
Curioso… Essa série é de aventuras, isso nem se discute. Só queria saber se ela tem um tom mais sério ou mais cômico.
É como Asterix, misturando história, aventura, ficção e momentos engraçados. É aquele tipo de HQ que não é desenvolvida por nossos autores nacionais e que também não chega de forma traduzida ou importada ao Barsil! O clima é parecido com o de Humpá-Pá!
É EXATAMENTE NESSE nicho que eu estou apostando, PH Tujaviu : aventuras cômicas. Devagarzinho eu vou ganhando nome no mercado. 😀