Livros

De 2010, recordamos o fora de série “Tintin no país dos filósofos”

Escrito por PH

DSC07778Em 2010, com o apoio da rádio France Culture, foi publicado o fora de série Tintin au pays des phylosophes, uma edição especial da revista Philosophie. Em capa dura, reproduz o mesmo formato dos álbuns de Hergé. Consegui esta edição histórica, recentemente, na Livraria Academia Academia do Saber, loja que fica na Avenida Passos, no Centro do Rio de Janeiro. O lugar é um paraíso que abriga raro material franco-belga da banda desenhada.

Em Tintin no país dos filósofos, algo chama a atenção logo de cara. Imitando a galeria de personagens que antecedem as aventuras de Tintin, profissionais que fizeram parte deste projeto, direta ou indiretamente, aparecem em fotos emolduradas, conforme uma das imagens que publico abaixo.

O livro traz, no início, uma cronologia com todas as histórias de Tintin e apresenta entrevistas e artigos com: Michel Serres, Pascal Bruckner, Clément Rosset, Pierre Michon, Élisabeth de Fontenay, Philippe Descola e outros. Eles falam a respeito de sua aventura preferida de Tintin, em textos recheados de ilustrações, dados históricos, políticos e geográficos que fizeram parte das narrativas de Tintin que foram citadas por cada um destes ilustres convidados. A publicação traz, no final, um QUIZ com perguntas estratégicas que, respondidas corretamente, dirão se você é realmente um fã de carteirinha do destemido “repórter de topete” e sabe tudo sobre seu herói preferido.

Tintin au pays des phylosophes é mais um que vai para a coleção! Está perfeito e custou apenas R$ 20,00, algo em torno de 7 euros! Seu idioma é o francês. Nunca teve tradução para o português. E ainda tem gente que pergunta o motivo que me levou a estudar francês! Resta alguma dúvida?

Por PH.

hfhhhfh1

DSC07779

DSC07774

DSC07776

DSC07775

11822525_412674338921239_7484428516458588940_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário