Depois de se consagrar como um dos mais brilhantes desenhistas de histórias em quadrinhos de todos os tempos, Jean Giraud, conhecido como Moebius, faleceu em Paris. Giraud morreu no sábado, 10 de março de 2012, aos 73 anos de idade, vítima de câncer. Referência, quando se trata de HQs, ele conseguiu a proeza de ultrapassar as fronteiras da produção fanco-belga de gibis, diversificando seu campo de trabalho. Com fãs em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos, onde desenvolveu uma Graphic Novel do Surfista Prateado para Stan Lee e a Marvel Comics Group, em 1989, ele também foi o responsável pelos storyboards de alguns longas famosos do cinema, incluindo: “Alien, o Oitavo Passageiro”, “Tron”, “Willow, na Terra da Magia”, “O Segredo do Abismo” e “O Quinto Elemento”. Desenvolvendo histórias de ficção científica, como só ele sabia fazer, usou o pseudônimo de Moebius para ficar conhecido neste gênero. A alcunha foi emprestada de August Ferdinand Möbius, famoso matemático e astrônomo alemão do século XIX. Quem lembra de Moebius por seus desenhos futuristas e aventuras psicodélicas, não pode esquecer que foi sob o nome original de Jean Giraud que ele alcançou seu reconhecimento inicial. Numa outra vertente de estilo Western, este mestre da Nona Arte idealizou, em 1963, junto com o roteirista Jean-Michel Charlier, a saga do Tenente Blueberry, um soldado de espírito rebelde que vive muitos perigos na época da Guerra Civil Americana. Dono de um talento inigualável, Giraud parte deste mundo, mas será sempre lembrado junto a feras de sua área, como Hergé, E.P. Jacobs, Milo Manara e outros monstros sagrados da HQ européia. A imagem que ilustra a matéria foi extraída do álbum “Né Cassez” (Nariz Quebrado), de 1980, e mostra parte da gravura da capa do exemplar. Nela, podemos ver um Blueberry, numa pose em que ele está mais para selvagem, do que para combatente do exército americano. Isso não acontece à toa. Em boa parte de sua jornada, Blueberry tenta garantir os direitos dos tão ameaçados indígenas norte-americanos.
Morre o desenhista Jean Giraud, o criador das aventuras do Tenente Blueberry.
Por PH.
Uma grande perda para os quadrinhos, ficção científica e o mundo nerd o Legado que ele deixou impulsionou e influenciou a artes só temos a agradecer eu li uma matéria aqui no tujaviu onde ele dizia que queria mostrar o que os olhos nem sempre veem !!! descanse em paz, obrigada pela noticia tujaviu me pegou de surpresa não estava sabendo!!!!!!
Mais uma triste noticia para o mundo da BD PH! sua obra foi de grande influência para muitos artistas e muitos outros são influenciados por ele sem saber os melhores estão a desaparecer, a idade a doença não perdoa fico triste, pois perdemos um ser humano que nos mandava de volta à nossa infância…
Puxa tujaviu, fiquei triste por Moebius outra grande ESTRELA que se apaga nesse universo da BD mais do que quadrinhos, ele criava o mundos de sonhos uma perda enorme não só para o mundo HQ, mas para o universo da fantasia grande perda….