Colecionáveis

Conferimos as super miniaturas de Cyborg 009, fabricadas pela Kayodo.

Não é a primeira vez que fazemos matéria sobre eles, nem será a última. Descendentes do mais puro mangá criado pelo desenhista Shotaro Ishinomori, eles estrearam no cinema em 1966 e depois de um segundo longa-metragem, datado de 1967, foram parar na televisão no ano de 1968. Estamos falando de Cyborg 009, uma clássica saga japonesa, em desenhos animados, cuja última passagem por salas de exibição data de 1980, através da produção “A Lenda da Super Galáxia” (The Legend of The Super Galaxy/Defenders of The Vortex). Cyborg 009 ainda voltaria, em 1979, através de novos capítulos coloridos, e em 2001, repaginados na programação do Cartoon Network. Para o fim de 2012, aguarda-se um novo filme para as telonas, intitulado 009 Re: Cyborg, marcando o aguardado retorno deste time de nove heróis, metade homem, metade máquina, cada um com um poder especial e pertencente a uma nacionalidade diferente. Lutando contra o mal, eles foram criados pelo Dr. Gilmore, um cientista que se rebelou contra a organização criminosa, responsável pelo projeto que lhes deu origem. Os integrantes desta equipe são: Ivan Wisky (001), Jet Link (002), Francoise Arnoul (003), Albert Heinrich (004), Geronimo Jr. (005), Chang Changku (006), Great Britain (007), Pyunma (008) e Joe Shimamura (009). Tivemos a sorte de botar as mãos numa coleção de miniaturas de Cyborg 009, esculpidas pelo artista Enoki Tomohide e fabricadas pela empresa japonesa KAYODO. O conjunto veio em seis caixas trazendo toda a turma de super-soldados mais querida dos animes. São figuras feitas para montar, incluindo várias peçinhas. Se não tomamos cuidado, é muito fácil perder algum elemento e botar tudo por água a baixo. Resolvemos então, calmamente, documentar esta preciosa aquisição. Para se ter uma ideia do trabalho, começamos a gravar esses brinquedinhos de adulto, às nove da manhã de um domingo e só fomos finalizar a edição de imagens, às onze da noite do mesmo dia. Com o objetivo de dar alguma agilidade ao filmete e não ficar chato de assistir, incluímos algumas tomadas em Stop Motion, antiga técnica cinematográfica de movimento quadro a quadro. Agradecemos ao amigo Paulo Icon, com o qual trocamos um Batmóvel 1966, escala 1:18, da Hot Wheels, por este inestimável acervo. Todos os bonecos tem o traço da última versão de Cyborg 009 para a TV. O resultado de nossa aventura, você confere no filmete a seguir.

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

4 Comentários

  • Parabéns tujaviu são lindíssimos esses cyborg, adorei o texto esta bem explicadinho o vídeo esta bem editado imagem áudio tudo perfeito essa ideia de apresentar os cyborg em forma de animação foi bem bolado gostei! Você esta de parabéns pela aquisição e pela descrição para nós dos nove cyborg seu acervo deve estar mais lindo com essas peças novas!

  • Realmente é uma aquisição belíssima para qualquer colecionador parabéns Ph fico babando e nunca vejo coisas assim pra comprar aqui creio que deve ser tudo importado gostaria de encher o quarto com esses bonecos, miniaturas, dos filmes, series desenhos com luzes refletindo sobre eles um de cada, que viajem sua animação me deixou inspirada parabéns pela produção nove cyborg pra animar um por um só em pensar cansei não deve ter sido fácil mesmo mentalmente e fisicamente ai que dó só muito amor à arte mesmo… parabéns pela dedicação heee garoto você não e o homem de ferro viu maneraaaa!

  • Nossa só agora vi o seu post. Que animal os seus bonecos cyborg! eu também queria 1 rsrs antes de morrer rsrs, meu sonho é esse do Joe Shimamura me amarrro nele parabéns pela animação e pela coleção você merece pela sua garra e determinação em tudo que faz sucesso..

Deixe seu comentário