Quadrinhos

Relembramos o encontro histórico entre o Pato Donald e Tintin, publicado na edição 2409 da revista Pato Donald brasileira

Escrito por PH

20160816dfdfdf_110954Em 2012, a edição 2409 da revista Pato Donald brasileira saiu com um tributo a Tintin, assinado pelo habilidoso e famoso desenhista italiano, Corrado Mastantuono.

Ao contrário de Mickeirix e a Troca das Gálias, recente sátira à saga de Asterix, a capa da HQ não fazia menção alguma à história, se referindo apenas à primeira das duas aventuras do quadrinho, O Pato da Máfia. Talvez, por isso, esta maravilhosa homenagem a Tintin tenha passado despercebida na época.

A trama do fumetto, intitulada Bombom Sorriso e o Artista Liberado, é bem simples e traz Donald, Professor Pardal e Bombom Sorriso, personagem pouco conhecido no país, mas sucesso na Itália, às voltas com uma intriga ligada à pintura. O tema envolvendo as artes já teria por si só uma relação forte com o álbum Tintin e a Alph-Art.

Enquanto se preparavam para pintar as paredes da casa de Mary Jane, prima de Bombom, um quadro cai no chão, quebra e revela um pedido de socorro em francês: Aidez-moi ! (Me ajude !). Ele está escrito atrás de uma das telas do pintor francês Jean Escargot.

Nossos heróis descobrem que o artista mora em Lyon, na França, e partem para a cidade, com o objetivo de ajudá-lo. Para chegarem até ele, contam com a ajuda de um time que faz paródia com queridos e conhecidos amigos dos quadrinhos franco-belgas, devidamente renomeados: Tantã, o cão Milu (com focinho vermelho), Capitão Radoca, os gêmeos Dipond e Dipont e o Professor Virassol.

20160816_104808

20160816_104828

Não demorará muito para que Tantã e os personagens Disney avancem na investigação e cheguem perto da solução do mistério, que eu não revelarei. Antes de descobrirem o paradeiro de Escargot, os detetives Dipont dão um jeito de tirar Tantã da enquete, enquanto seus amigos europeus já haviam sumido da narrativa. Donald, Pardal e Bombom descobrirão sozinhos a verdade sobre o pedido de ajuda do pintor.

Detalhe para o nome do barco em que Radoca surge pela primeira vez. Ele se chama Hergé, nome do criador de Tintin.

20160816_104754

No final da publicação, há uma entrevista com Mastantuono, na qual ele revela, entre outras coisas, que adora fazer fotomontagens aparecendo ao lado de desenhistas famosos, como na que está coladinho com o mestre americano Carl Banks. Ele também cita que fez esse trabalho para lembrar o aniversário de criação de Tintin.

fgfgfg

Procurando em sebos, dá para encontrar este curioso Pato da Máfia.

Vale a pena conferir o gibi! Pena que o formato da revista e qualidade do papel deixem a desejar. Merecia, no mínimo, uma impressão em formato álbum, como os de Asterix e Tintin!

Por PH.

Untitled-1

DSC09256 menos copy

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário