Quadrinhos

Dedicada a Yves Chaland, “Micmac em Anvers: Uma Aventura de Fred e Lea” é HQ Linha Clara de primeira

Escrito por PH

Foto MicEste é o tipo de matéria que você dificilmente verá em outros sites nacionais, já que reconhecemos que o assunto é um tanto quanto restrito em nosso país. Para quem não está acostumado ao nosso conteúdo, sempre que podemos, falamos sobre alguma HQ europeia que temos o prazer de conferir. Na maioria dos casos, esses títulos são bastante desconhecidos dos brasileiros, como é o caso de Micmac à Anvers: Une Aventure de Fred et Léa, um álbum que foi publicado, em 2003, pela francesa editora Jet Stream Productions, de Lyon. O motivo de termos este enorme interesse por quadrinhos europeus se reside no fato de lermos o francês e termos percebido o alto nível do material produzido na França e na Bélgica.

Com texto de Djian, desenhos de Pascal Somon e cores de Guyom, Micmac à Anvers é um belíssimo exemplo de traço Ligne Claire, um estilo cujo maior representante foi Hergé, o criador de Tintin. Os artistas deste segmento retratam um mundo de cores chapadas e com tramas que se passam geralmente nos anos 1950, embora isto não seja exatamente uma regra. A narrativa criada para Micmac à Anvers se desenrola entre Lille, na França, e Anvers (Antuérpia), a segunda maior cidade da Bélgica.

Fred é um jovem jornalista que investiga a misteriosa morte de Joss, um condutor de trem. Ele foi assassinado por um de seus colegas de trabalho que, em seguida, também apareceu morto. Inconformada com a perda, Léa, a viúva de Joss, decide investigar o crime por conta própria. Em sua busca de respostas, ela se juntará ao repórter Fred. Os dois partirão com destino a uma perigosa aventura, cheia de surpresas, em que enfrentarão gangsters locais e chineses que trabalham para eles. Sua única pista será o nome Joker, pronunciado pelo matador de Joss, antes de falecer. Micmac à Anvers tem o clima detetivesco dos roteiros de Blake e Mortimer, heróis criados por Edgar Pierre Jacobs, e flerta com a arte de Yves Chaland, outro dos baluartes da Ligne Claire e pai da saga de Freddy Lombard. O desenhista nos deixou precocemente, em 1990, vítima de um acidente de carro na França. No começo da publicação, os autores dedicam sua obra a Chaland.

A seguir, mostramos a reprodução da capa original do quadrinho, além de algumas das incríveis imagens que estão desenhadas nas páginas de Micmac à Anvers. Reparem na beleza das cores e na exata reprodução de alguns dos cenários reais que existem em Lille e Anvers.

Por PH.

Copyright © 2003 Jet Stream Productions.

Untitled-1

PIC_0984

PIC_0985

PIC_0986

PIC_0987

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário