Quadrinhos

Revista Piauí de novembro tem capa em estilo Ligne Claire do artista holandês Peter van Dongen

Escrito por PH

Untitled-1Falando sobre a tormenta na Petrobrás, era pós-Kirchner, religião, Dilma e muito mais, a Piauí de novembro, edição 110, teve capa em estilo Ligne Claire, realizada pelo cartunista e ilustrador Peter van Dongen. Assim, sua estampa ficou com aquele visual típico que se situa entre o grafismo de Blake e Mortimer e o de Tintin, num belo resultado final que é difícil de se ver no Brasil. O formato gigante da revista, de 24,5 x 26,5 x cm, transformou o trabalho do artista em um verdadeiro quadro, digno de ir parar em uma moldura, após a leitura.

A ilustração criada pelo holandês mostra uma linda mulher em trajes carnavalescos, uma família fazendo uma selfie que registra sua partida em férias e uma jovem oriental que parece trazer chá para um homem de roupa laranja que fuma em uma cama.

Van Dongen não é um estranho para nós. Ele é o autor de Drie Dagen in Rio (Três dias no Rio), álbum que possui temática brasileira. A aventura se passa nos anos 1950, em glamourosas terras cariocas do passado. Realizado em parceria com o fabricante de roupas Gant, Três Dias no Rio é baseado na juventude do diretor sueco Lennart Björk.

Peter van Dongen nasceu em Amsterdã, em 1966. Estudou no Liceu Gráfico da cidade e rapidamente começou a atuar como ilustrador. Após graduar-se, nos anos 1980, publicou seus primeiros quadrinhos nos alternativos Comix Rebel Comix e Balloen. Em 1990, ele pariu sua primeira coleção de histórias em quadrinhos, Mice Theater. Para este álbum, sobre dois irmãos de Amsterdã na época da depressão, recebeu a Medalha de Stripschap, como Melhor Álbum do Ano. Dongen passou a trabalhar como ilustrador até 1998, quando seu segundo livro em quadrinhos, Rampoka Java, foi editado. Esta HQ, sobre a luta pela liberdade na ex-colônia holandesa das Índias Orientais, inspira-se nas histórias que Dongen conheceu, a partir de relatos narrados sua mãe indo-chinesa. A obra foi concebida em colaboração com Joost Swarte e ganhou vários prêmios. Em 2005, a sua segunda parte, intitulada Rampokan Celebes, começou com o infame bombardeio da cidade portuária de Makassar, fato que a progenitora de Dogen vivenciou, ainda menina. O trabalho ganhou mais uma Medalha Stripschap. Van Dongen segue atualmente como um dos principais artistas holandeses de quadrinhos.

Parabéns à revista Piauí pela escolha de tão ilustre colaborador!

Por PH.

capa_110

capa1-728x1024

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Piauí é uma revista mensal, idealizada pelo documentarista João Moreira Salles.A primeira edição da piauí foi lançada em outubro de 2006. Seu formato é de 26,5 cm x 34,8 cm. A piauí é impressa em papel especial de alta qualidade da Companhia Suzano de Papel e Celulose, o mesmo utilizado em impressão de livros,

    Peter van Dongen treinou como artista comercial na Escola de Artes Gráficas em Amsterdã. Como 16 anos de idade, ele fez sua estréia como cartunista na revista Balloen. Além de escrever romances gráficos, ele também trabalhou como ilustrador comercial.Sua obra mais famosa comic até agora a série Rampokan. Na primeira parte desta série, ele trabalhou por sete anos.

Deixe seu comentário