Quadrinhos

Saem a crítica e resenha do Tujaviu para a HQ “Bear: Volume 2”, de Bianca Pinheiro

Escrito por PH

DSC06396Bianca Pinheiro dispensa apresentações. Em 2014, tive o prazer de entrevistar, no Sul, esta desenhista formada em Artes Gráficas pela UTFPR, com pós-graduação em História em Quadrinhos pela faculdade Opet. Carioca de nascença, mora atualmente em Curitiba.

Sua série que encanta os leitores do país é Bear, lançada nas livrarias pela Editora Nemo. Nesta saga mágica, Raven é uma menina que procura por seus pais e será ajudada em sua busca pelo urso Dimas. Na primeira aventura da dupla, nossos heróis vão parar na Cidade das Charadas e precisam resolver um enigma para deixar o lugar. Não vou explicar como a charada é resolvida, mas o fato é que é que partem finalmente, seguindo a orientação de uma bússola que parece apontar para o lar da jovem Raven.

Em Bear: Volume 2, a jornada dos agora inseparáveis Dimas e Raven se desloca para Metódica, um lugar que está preso a uma curiosa maldição. Este vilarejo era uma cidadezinha normal, até que um feitiço fez com que todos os adultos do lugar virassem crianças. Por ironia do destino, o comportamento dos recém-transformados é pior do que o de o de seus rebentos. É aí que a inversão de valores fica completa! Filhos penam para controlar seus levados pais, que não tem a menor ideia de que já foram gente grande. Sua única preocupação é a de fazer traquinagens. Neste mundo caótico, parte da população deseja que a ordem seja restabelecida, enquanto outra parcela é ferozmente contra. Para piorar o quadro, Dimas é afetado pelo encanto e se transforma num filhote de urso encapetado. Alusões ao famoso game A Lenda de Zelda e à Guerra nas Estrelas estão presentes neste álbum fascinante que deixa brecha para Bear 3.

Em relação à arte da publicação, a formatação das pranchas, com muitos quadros por página, me remete ao renomado Chris Ware. A colorização de Bear, embora feita no computador, tem pedigree de pincel e tinta. Tudo fica ressaltado pelo preciso sombreamento que Bianca realiza, dando tridimensionalidade aos desenhos.

Pelo Facebook, conversando com a artista, resumi o que penso deste seu último trabalho: Oi, Bianca! Parabéns pelo Bear 2. Estou lendo e adorando esta sua sacada de cidade em que os adultos viram crianças e se comportam de maneira pior do que de seus filhos. Seus desenhos são carregados de poesia, bom gosto e sensibilidade. Produzi uma foto para homenagear este lançamento memorável. Espero que goste! Está no meu Face. Para fazê-la, inspirei-me na versão filhote do Dimas. Saiba que suas HQs não tem limite de idade para serem lidas. São universais e atemporais. Lembro do carinho que teve comigo, quando te entrevistei em Curitiba.

Bear 2 tem 80 páginas, formato de 20 x 32 cm, capa em brochura e preço de R$ 37,90.

Por PH.

B2

DSC06394

DSC06390

DSC06389

DSC06388

DSC06392

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário