Livros

Em livro ilustrado de Émile Bravo, soldado francês narra o drama que passou nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial

Escrito por PH

Untitleeereerd-2Mais uma vez, durante viagens pelo metrô carioca, acabei de conferir um livro ilustrado que relembra os duros tempos passados pelo exército francês, no passado, assim como já foi mostrado pelo desenhista Jacques Tardi em Era a Guerra de Trincheiras.

Em On nous a coupé les ailes (Nos cortaram as asas), o soldado francês René Nicolas narra o drama que viveu na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). Fã de aviação e técnico em joalheria, ele e seus companheiros de tropa são constantemente ameaçados pelos ataques alemães, combates aéreos, violência, cansaço e fome. Enquanto passa o tempo, René escreve para sua mãe, contando seu sofrimento e dificuldade para se adaptar àquela trágica situação. Não é raro que descreva a morte de seus colegas em campo, desintegrados por minas. A trama, criada pelo roteirista Fred Bernard, alterna memórias do front com recordações de infância deste jovem que é vítima de um conflito insano, através de uma incrível narrativa com flashbacks. Por sorte, René escapou da morte para poder contar esta fantástica história!

Os desenhos do quadrinho são de Émile Bravo, um admirador da Ligne Claire que é o autor das aventuras de Jules. Seu traço tem algo de infantil e mágico, mas seus temas são profundamente adultos. O roteiro foi realizado por Fred Bernard. 

On nous a coupé les ailes tem capa dura e formato de 20,6 x 20,6 cm. Foi lançado no primeiro semestre de 2014 pelas Éditions Albin Michel. Seu idioma é o francês.

Por PH.

coupe

DSC_5802

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário