Quadrinhos

“A Lua é branca”, de François e Emmanuel Lepage, traz mistura de desenhos e fotografias que retratam o continente antártico

Escrito por PH

fdgfgfg1 La Lune est blanche (A Lua é branca) é uma das grandes novidades que estão disponíveis nas livrarias francesas, desde o dia 16 de outubro de 2014. A HQ leva a marca das edições Futuropolis e tem autoria de François e Emmanuel Lepage. Tema recente de reportagem na rádio France Info, o quadrinho é uma mistura de desenhos e fotografias, fruto de uma missão científica à base antártica francesa de Dumont d’Urville, em Terra Adélie, um dos distritos das Terras Austrais e Antárticas Francesas.

Tudo começou em 2011, quando Yves Frenot, Diretor do Instituto Polar Francês (IPVE), convidou a dupla a fazer este sério trabalho de documentação. Além disso, Yves propôs que eles fossem os motoristas de um raid de abastecimento para levar mantimentos à Base Concórdia, situada no coração do continente antártico, a 1200 km de Dumont d’Urville. Raid, segundo Yves, significa a grande aventura polar. Para os dois irmãos, será o desafio de suas vidas, mas nada se passará como previsto.

François é responsável pelas imagens capturadas e desenhos, enquanto Emmanuel fez o roteiro da edição. É algo como a série O Fotógrafo, de Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier, lançado no Brasil pela Conrad. Trata-se de uma obra incrível que retrata o continente mais seco e de acesso mais difícil do planeta.

La Lune est blanche tem capa dura, formato de 23,5 x 33 cm, 256 páginas e preço em torno de 29 euros. Seu idioma é o francês.

Em relação aos criadores do quadrinho, François é repórter-fotográfico e vive em Rennes. Emmanuel Lepage tem 48 anos e mora no departamento francês de Côtes-d’Armor, situado na Bretanha.

Por PH, a partir da tradução de texto fornecido pelo editor.

Imagens: Futoropolis / François e Emmanuel Lepage.

rtuyurtu

 

567575

tjhjhfgj

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground