Quadrinhos

Recordamos a versão em quadrinhos de A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, realizada por Émile Bravo

Escrito por PH

DSC05207Émile Bravo é o autor de Les Aventures d’Aleksis Strogonov, Ma Maman est en Amérique e Le Spirou de (tome 4), entre outros. Discípulo da Ligne Claire, consagrada por Hergé, nasceu em 1964, na cidade de Paris. Uma de suas mais recentes HQs, O Jardim d’Émile Bravo, já foi matéria no Tujaviu. Ela reúne várias histórias do autor, não publicadas em álbum, já que nem tudo que os desenhistas europeus de quadrinhos fazem, vai parar em um volume fechado. Muitos de seus trabalhos circulam em jornais e revistas. O próprio Bravo já realizou muitas artes e histórias para Okapi, publicação juvenil bimestral que é editada desde 1971, pelo grupo Bayard Presse. O artista também participou de Je Bouquine, outra revista adolescente, da mesma editora, surgida em 1984. Foi nesta última citada, nas edições 173 e 174, respectivamente publicadas em julho e agosto deste mesmo ano, que Émile apresentou a sua versão de A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson.

Com aquele visual próximo de Tintin e as tradicionais cores chapadas do estilo, a aventura ganhou um charme todo especial de Bravo, mestre em dar um toque delicado e infantil ao visual de seus personagens, mesmo quando explora temáticas adultas. Como a Je Bouquine traz muita informação cultural, além de HQs, o leitor pôde, nestes dois números, se informar mais sobre o autor do romance, através de um informativo dossiê literário.

O livro que deu origem ao quadrinho narra as aventuras do jovem inglês Jim Hawkins, um menino de 12 anos de idade que leva uma vida tranquila, na taberna da mãe, até que conhece o pirata Bill Bones, herda um mapa e parte em uma expedição para buscar um lendário tesouro perdido. Destaque na Je Bouquine, no passado, a história desenhada por Émile Bravo não voltou a circular em álbum. Um dos exemplares dessa época, o correspondente à edição 174, serviu de base para a matéria. Até hoje, ele está guardado no acervo do site.

Por PH.

Imagens: Émile Bravo / Je Bouquine / Bayard Presse.

Je Bouquine - 174 DSC05203

DSC05201

DSC05206

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário