Quadrinhos

François Walthéry, idealizador e desenhista da aeromoça Natacha, cria Nora, mais uma de suas HQs com temática aérea

Escrito por PH

Sem Títrrulo-1O desenhista François Walthéry e o escritor Gos foram os criadores da sexy aeromoça Natacha, sexy personagem das HQs franco-belgas. Ela surgiu na revista Spirou em 1970 e, um pouco depois, ganhou álbuns pelas Edições Dupuis. A partir de 1989, passou a ter a marca da Marsu Productions, mesma empresa que edita as aventuras do Marsupilami. Depois de ter sido também roteirizada por Peyo, Maurice Tillieux, Raoul Cauvin e Marc Wasterlain, de ter recebido até agora 21 títulos e após finalmente aparecer nua nas páginas de um de seus mais recentes quadrinhos, Natacha ganhou uma concorrente, na mesma temática aérea, desenvolvida pelo próprio François Walthery. Desta vez, o autor de quase 70 anos contou com a ajuda do traço de Bruno di Sano e do texto de Étienne Borgers. Publicada pela suíça Paquet, Nora é o nome da nova heroína. Seu primeiro volume, intitulado L’Aviatrice, pertence à Coleção Cockpit, tem capa dura, idioma em francês, formato de 24,1 x 32,3 cm e 48 páginas coloridas. Sua trama se passa em 1935, época em que a intrépida e experiente piloto Nora está empregada na companhia Zénith Air. A empresa deseja realizar uma grande campanha publicitária que consistirá em uma corrida aérea pelo Oriente. Nora é escolhida para pilotar o Caudron Simoun, aeronave especialmente equipada para a missão, enquanto Théo Norville será seu companheiro e mecânico na empreitada. Talentoso, embora temperamental, logo se mostra um grande fã de bebedeira. No retorno de Berlim-Tempelhof, em um voo postal de rotina, são perseguidos por um Henschel, formidável avião da recente Luftwaffe. Nora não consegue imaginar o motivo que leva a espionagem alemã a se interessar por ela, fazendo com que seja caçada até a morte. Tudo isto acontece em meio a um Reich, que se torna cada vez mais nazista, em uma Europa em crise. Mas é no coração das estepes da Ásia Central soviética que Nora e Théo cumprem o seu destino, em direção a um Oriente que lhes parece cada vez mais distante. “Nora: L’Aviatrice – Tome 1” custa 13,50 euros e não possui tradução para o português. Chegou às livrarias do Velho Continente no dia 24 de maio de 2014.

Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor.

Imagens : © PAQUET / François Walthery / Étienne Borgers.

capa Nora

Page Nora

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Aguenta coração fiquei com muita vontade de ler as aventuras de Nora, depois da sua resenha à vontade só aumentou! Amei… Será que um dia chega por aqui? Parabéns!!!!

Deixe seu comentário